-
Arquitetos: Gui Mattos
- Área: 806 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Ana Teresa, Concresteel, Escada & Cia , Ilka Lemos , Indusparquet, Neogran
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma fachada bastante sólida, que nada revela de seu interior, convida o morador a entrar através de uma porta de madeira, quase tímida que, um pouco recuada, é a única abertura neste volume quase hermético. Apesar da discrição, essa elevação possui um curioso fato. Revela, muito rapidamente, quais os três principais elementos do projeto: térreo em concreto, primeiro pavimento em alvenaria pintada de branco e a madeira, que entra variando de função, sendo porta, painéis e ripados.
Alocada em um lote de esquina, a casa procura aproveitar ao máximo o espaço, se colocando em uma implantação em ''L'' e abrindo-se para a um amplo jardim privativo, mas também a vista das colinas no horizonte e um pôr do sol singular, que se põe bem à sua frente.
Em contraposição à fachada, ao entrar, nota-se a surpresa de um espaço amplo e iluminado. Vemos uma generosa sala de estar integrada ao jantar e à área externa com piscina. Não fosse pelos panos de vidro, esses espaços juntos, ainda, da área gourmet, - alocada em um segundo volume perpendicular a esse primeiro - poderiam ser um só. Os dormitórios, por sua vez, são concentrados no primeiro pavimento, garantindo privacidade e vista privilegiada.
Por fim, como conexão dos três pavimentos, fica uma escultórica escada em concreto. Além de elemento simbólico, ela também marca o início de um generoso balanço em concreto - a outra extremidade da casa, que avança, servindo de cobertura para garagem.